O que é energia elétrica?
A propriedade de energia é um sistema que permite realizar trabalho, e pode se apresentar de várias formas: potencial, mecânica, química, eletromagnética, elétrica
Segurança em casa
Essas várias formas de energia podem ser transformadas umas nas outras. Energia elétrica ou eletricidade é como se chamam os fenômenos em que estão envolvidas cargas elétricas.
Faça periodicamente um exame completo na instalação elétrica de sua residência, verificando o estado de conservação e limpeza de todos os componentes. Substitua peças defeituosas ou em más condições e cheque o funcionamento dos circuitos., calorífica etc.
A energia elétrica pode ser gerada através de fontes renováveis de energia (a força das águas e dos ventos, o sol e a biomassa), ou não renováveis (combustíveis fósseis e nucleares). No Brasil, existem muitos rios. Portanto, a energia hidráulica é mais utilizada do que as outras. Mas também existem usinas termelétricas no País.
Ao ser gerada, a energia elétrica é conduzida por cabos até a subestação elevadora. Lá, transformadores elevam o valor da tensão elétrica (voltagem). Em alta voltagem, a eletricidade pode percorrer longas distâncias. Ao chegar próximo onde será consumida, a voltagem da energia é reduzida novamente, através de transformadores.
Chuveiro elétrico
- Chuveiro e torneiras elétricas devem ser aterrados.
- Instale o fio terra corretamente, de acordo com a orientação do fabricante.
- Pequenos choques, fios derretidos e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.
- Não mude a chave verão-inverno com o chuveiro ligado.
- Nunca diminua o tamanho de resistência e nem reaproveite resistências queimadas.
- Ao tomar banho, evite mexer com aparelhos elétricos (rádios, secador de cabelo etc.).
Instalação de antenas
- Instale a antena de TV longe da rede elétrica.
- Se a antena tocar nos fios durante a instalação, há risco de choque elétrico. Chame profissionais especializados para fazer isso.
Troca de lâmpadas
- Desligue o interruptor antes de trocar a lâmpada.
- Não toque na parte metálica do bocal nem na rosca enquanto faz a troca.
- Segure a lâmpada pelo vidro (bulbo). Não exagere na força ao rosqueá-la.
- Use escadas.
Tomadas e equipamentos
- Coloque protetores nas tomadas.
- Evite jogar água na tomada ao lavar o cômodo.
- Não permita que as crianças liguem ou desliguem aparelhos ou que mexam em eletrodomésticos ligados.
- Evite colocar campainha em cima da cortina.
- Evite trocar fusível elétrico descalço.
- Não passe fios elétricos debaixo dos tapetes, que podem causar incêndio.
- Desligue a torradeira da tomada antes de tirar os pães.
Instalações elétricas
- Faça periodicamente um exame completo na instalação elétrica de sua residência, verificando o estado de conservação e limpeza de todos os componentes. Substitua peças defeituosas ou em más condições e cheque o funcionamento dos circuitos.
- Utilize os melhores materiais e entregue o serviço a um eletricista capacitado e habilitado.
- Acréscimos de carga (instalação de novos equipamentos elétricos) podem causar aquecimento excessivo dos fios condutores e maior consumo de energia, resultando em curtos-circuitos e incêndios.
- Recarregue anualmente os extintores de incêndio.
- Incêndio em aparelhos elétricos energizados ou em líquidos inflamáveis (óleos, graxa, vernizes, gases) devem ser combatidos com extintores do tipo CO2 (Gás carbônico) ou pó químico.
- Incêndios em materiais de fácil combustão, como madeira, pano, papel, lixo, devem ser combatidos com extintores à água.
- Em ligações bifásicas, o desequilíbrio de fase pode causar queima de fusíveis, aquecimento de fios ou mau funcionamento dos equipamentos. Corrija o desequilíbrio transferindo alguns aparelhos da fase mais carregada para a menos carregada.
- As emendas de fios devem ser bem-feitas para evitar que se aqueçam ou se soltem. Depois de emendá-los, proteja-os com fita isolante própria para fios.
- Evite fios ou condutores de má qualidade, pois eles prejudicam a passagem da corrente elétrica, superaquecem e provocam o envelhecimento acelerado da isolação.
- Confira, na placa de identificação do aparelho ou no manual de instrução, a voltagem e a potência dos eletrodomésticos a serem instalados. Quanto maior a potência do eletrodoméstico, maior o consumo.
- Fusíveis são dispositivos de proteção contra sobrecarga ou curto-circuito na instalação elétrica. Quando um fusível derreter ou fundir, desligue a chave e troque o fusível danificado por um novo, de igual amperagem.
- Não substitua fusíveis por moedas, arames, fios de cobre ou qualquer outro objeto. Isso elimina o principal dispositivo de segurança contra a queima de equipamentos e lâmpadas.
- É recomendada a troca de fusíveis por disjuntores termomagnéticos, que são mais seguros e não precisam de substituição em caso de anormalidade no circuito.
- Não instale interruptor, fusível ou qualquer outro dispositivo no fio neutro.
- A fuga de corrente é como se fosse um vazamento de água: você paga por uma energia desperdiçada. Ela pode acontecer por causa de emendas malfeitas, fios desencapados ou com isolação desgastada, aparelhos defeituosos e consertos improvisados.
- Procure um eletricista habilitado para identificar fuga de corrente em sua casa.
Segurança na área rural
- Ao realizar pulverização ou transportar máquinas agrícolas, certifique-se de que as máquinas não entrarão em contato com redes de energia elétrica.
- Se você notar que os fios da rede elétrica estão muito baixos, avise imediatamente sua concessionaria.
- Separe e aterre as cercas da propriedade. Caso algum fio caia sobre a cerca, o aterramento escoará a energia elétrica pelo fio terra e não pelo arame da cerca.
- Desvie o trator ou o arado dos estais (estirantes ou rabichos). Eles seguram os postes. Não corte-os nem mude-os de lugar.
- Cuidado com fios caídos. Desligue a chave da luz junto ao medidor se for nas suas instalações. Se for na rede externa, sinalize o local com galhos e chame a Concessionaria
- Para eletrificar cercas, use o aparelho especial chamado eletrificador. Compre equipamento de boa procedência e leia o manual. Consulte a Celg para maiores informações.